18/10/14

Informação - Pré e Pós Cirurgia Bariátrica

Olá queridos!

Primeiramente, gostaria de agradecer à todos (família, amigos, colegas de trabalho, equipe médica), pelo carinho!
Estou muito feliz em dividir com vocês minhas experiências...
Diariamente, fico na expectativa do número de visualizações e dos seguidores do Blog!
A cada visualização e a cada novo seguidor, eu comemoro! Vocês não tem ideia do bem que isso me faz...
Espero que de alguma forma eu possa contribuir com aqueles que pretendem fazer a cirurgia bariátrica; com aqueles que já fizeram  a cirurgia bariátrica e ou com aqueles que conhecem alguém que fez ou vai fazer a cirurgia bariátrica.



Esta semana, pensei em escrever  sobre a importância da informação nas fases de pré e pós cirurgia bariátrica.

Todos nós sabemos da importância em nos mantermos informados, principalmente para não corrermos o risco de errarmos nas escolhas.

Entendo que a vida é corrida: trabalho, casa, marido, filhos, faculdade, etc, ou seja, 24 horas às vezes não são suficientes para as nossas tarefas, mas a informação é fundamental para a tomada de decisões.


O Dr. Rogério Mattar (www.dbsaudecirurgia.com.br),  sempre me orientou com relação à cirurgia  bariátrica. Eu me lembro que na primeira consulta ele até fez um desenho para explicar a cirurgia...


Mas, tive muitas dúvidas no pós operatório. São muitos detalhes... É preciso ter informação e bom senso! 

Durante todo o processo de pré e pós cirurgia bariátrica, você faz parte de uma equipe multiprofissional (médico cirurgião, cardiologista, endocrinologista, nutricionista, psicóloga). Ás vezes as orientações dos profissionais se diferenciam... Mas, sigo primeiramente as orientações do médico cirurgião... Não faço nada sem a autorização dele e isso têm dado certo!

Recebemos também muitas influências de amigos, parentes e meios de comunicação. É muita informação! Quando você comenta com um conhecido, vizinho e ou um parente que irá realizar a cirurgia bariátrica, você descobre que todo mundo conhece alguém que já fez. Daí você geralmente ouve uma história que não teve muito sucesso... 

Desde os primeiros dias após a cirurgia bariátrica, eu acompanhava diariamente o Blog da Juju Bela (www.jujubela.com.br). Ele me ajudou muito! Sou muito grata! Talvez por conta disso, tenho me dedicado a contar um pouco da minha história...

Recentemente, pude contar com a ajuda da equipe da DB Saúde, em especial ao Dr. Marcos H. Giansante que escreveu o livro "O Obeso e a Cirurgia Bariátrica". A leitura do livro me possibilitou obter muitas informações sobre a doença obesidade.







Após a cirurgia bariátrica, tenho participado de alguns grupos no facebook (Bariátricos - Um Novo Renascer; Redução de Estômago - Eu fiz/ Eu vou fazer) que também me auxiliam no surgimento de dúvidas e na troca de experiências...










Obrigada mais uma vez!
Peço que enviem sugestões e ou críticas.
Fiquem com Deus!
Um grande beijo e até a próxima!



            Tati Pimenta