31/08/13

Ansiedade x Consumo de Alimentos

O comer em excesso, mesmo sem apetite, é um transtorno para muitas pessoas. Geralmente a ansiedade ou o nosso estado emocional nos fazem consumir mais alimentos do que necessitamos.
Quando temos algum dia agitado no trabalho ou mesmo um problema familiar, acabamos comendo como recompensa, suprindo um prazer que não estamos sentindo naquele momento. E esse relacionamento com a alimentação costuma ser um vilão para quem deseja emagrecer ou manter peso.
Devemos fazer algumas mudanças para que esse problema não fique frequente. Como, por exemplo, evitar comer quando estamos ansiosos, praticar atividade física para aumentar a liberação de serotonina, que é a responsável pela sensação de prazer, e também manter uma alimentação saudável. Evitar ir ao supermercado com fome também facilita a diminuição da ingestão de muitas calorias...
Mas, a ansiedade e o medo, nem sempre são negativos. Pelo contrário, eles têm uma função importante, nos protegendo de situações e contribuindo para um melhor desempenho em tarefas difíceis. Mas, às vezes, não percebemos quando essas sensações são inevitáveis e quando passam a controlar nossas vidas.
Lembrei de uma situação que ocorreu comigo há alguns anos em uma de minhas tentativas para emagrecer,  mas lembro da situação como se fosse hoje... Estava em uma reunião do Vigilantes do Peso e a palestrante, muito engraçada por sinal, perguntou à todos os participantes: '-  Até quando vocês deixarão um simples brigadeiro controlarem suas vidas? Muitos anos já se passaram desde então; no entanto, é impressionante perceber como ela tinha razão...
Se observarmos as pessoas, de modo geral, podemos perceber que o nível de ansiedade é um traço que caracteriza a personalidade de cada um.
Tudo é um estranho paradoxo. Quanto mais temos coisas à nossa disposição, para facilitar nossas vidas e a nossa rotina (fast-food, supermercado via internet, etc), emagrecer acaba ficando cada vez mais difícil...
Considerando que viver é se deparar o tempo todo com um incalculável número de novidades, riscos, acertos e erros, podemos concluir que, se quisermos realmente mudar nossas vidas, teremos de descobrir um jeito de estabelecer uma relação amigável com essa ansiedade. Caso contrário, só nos restará a tristeza de viver um estilo de vida ansioso e conflitivo.
 
Beijos e Boa Semana!