07/09/13

Obesidade e o IMC

Obesidade é um tema atual e por motivos claros: a população está cada vez mais acima do peso ideal e acima do peso seguro para a manutenção da saúde. Portanto, a questão vai além da estética, já que afeta diretamente a saúde.
 
À primeira vista, parece que obesidade é uma simples equação matemática: quem gasta menos do que come ganha peso. Simples... Não... Há muitos fatores que podem  influenciar na facilidade ou dificuldade para engordar.
 
O IMC (Índice de Massa Corporal) é utilizado pela Organização Mundial de Saúde como método de classificação do peso de uma pessoa.
 
Para calcular seu IMC, é necessário ter seu peso (em quilogramas) e altura (em metros). O cálculo é feito dividindo-se o peso pela altura ao quadrado.
 
São raras as pessoas que apesar do excesso de peso não sofrem de problemas de saúde. O aumento da gordura corporal leva a disfunções metabólicas importantes!
 
Para muitas pessoas, a simples correção de maus hábitos de vida pode ser suficiente para a solução do problema. Outras podem precisar de remédios para ajudá-las na perda de peso (com o auxílio de um médico, é claro). Para algumas pessoas, a cirurgia acaba sendo a solução.
 
Durante toda minha vida, experimentei dos mais diversos tratamentos, reuniões de vigilantes do peso, idas e vindas à médicos, até psiquiatra...e na maioria das vezes acabava mais pesada que antes da tentativa... Vou buscar a cirurgia... e ser feliz!!!
 
Respirem fundo... Estão preparados para me acompanhar? Será um grande desafio...
A vida é agora!
 
Até a próxima,
Beijo!