24/08/13

Você tem fome de quê?

Para a maioria das pessoas, emagrecer não é uma tarefa fácil... Grande parte das pessoas que já tentou perder peso sabe das dificuldades.
Há diferentes maneiras para perder peso que vão desde a cirurgia de estômago a dietas associadas ao exercício físico. Alguns acreditam na pura e simples força de vontade para fechar a boca e evitar alimentos calóricos...
Psicólogos começaram a observar traços de personalidade como variáveis importantes neste processo. A personalidade é importante por moldar o comportamento e, segundo o psiquiatra C. Robert Cloninger, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, pode ser também o mais importante fator de sucesso na perda de peso. Os traços pessoais afetam a motivação para reduzir o tamanho das porções, evitar alimentos gordurosos e se exercitar. O acompanhamento psicológico é um diferencial importante quando há objetivo de eliminar peso e mais ainda quando já houver tentativas fracassadas de obter esse resultado.
Conhecer o próprio funcionamento psíquico, as formas como nos defendemos do que nos incomoda, bem como nossos medos e desejos, muitas vezes pode ser tão útil quanto controlar as calorias de cada alimento ingerido.
Estudos mostram que o otimismo em excesso pode dificultar os esforços para manter a dieta, pois essa característica pode levar alguém a subestimar os riscos de desenvolver uma doença séria e fazer com que pense que com certeza ficará tudo bem independentemente de suas ações e ou escolhas.
Mas atenção! Ás vezes atitudes extremamente positivas nos levam a mecanismos  de autossabotagem. Mas, além do otimismo, a necessidade da novidade também torna-se um inimigo no controle de peso.

Beijos,




 www.mentecerebro.com.br